sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Cuidando das suas jóias

A maioria das pessoas não sabem, mas o ouro também escurece.

As jóias em ouro escurecem ao longo do tempo devido a um processo de oxidação.
O "ácido úrico" e alguns tipos de remédio provocam o escurecimento do ouro em contato com a pele, assim como alguns perfumes e cremes também ajudam no seu escurecimento.


Mas o que é ácido úrico?
É um produto natural do organismo formado a partir de uma substância chamada "purina" (que é um dos componentes do DNA). Uma parte é eliminada pela urina, enquanto o restante circula no corpo sem causar problemas à saúde, explica Evelin Goldenberg, professora de Clínica Médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e reumatologista do Hospiotal Albert Einstein.

Mas para entendermos melhor é preciso saber como é feito o processo de criação de uma jóia, como já falamos nesse post aqui .

Vamos explicar um pouco mais:

O ouro puro tem 24 k, e 75% de 24 é igual a 18. Assim, uma jóia que possui 75% de ouro puro é uma jóia de 18 K (750/1000). Os outros 25 % da jóia corresponde ao metal ou metais que farão parte da liga. E a cor da jóia é definida pela seleção da composição destes 25%.

Mantém-se sempre puro, mesmo quando ligado a outros metais. Para que possa ser transformado em jóia, por ser mole, o ouro necessita da adição de outros metais. Essa união com outros metais é denominada liga, que também é responsável pela coloração do ouro. Dependendo da porcentagem de cada um dos metais que compõem a liga, a cor do ouro pode variar entre o amarelo, verde, vermelho e branco.

ouro puro + prata e cobre = ouro amarelo
ouro puro + níquel ou prata e paládio = ouro branco
ouro puro + cobre, prata e zinco = ouro vermelho


Entendendo melhor o quilate

Inicialmente deve ser esclarecido o fato, não obstante a homonímia, o quilate do ouro não possui nenhuma relação com o quilate de pedras preciosas. O quilate do ouro representa uma relação de ouro em liga com outros metais; é a proporção de um vinte e quatro avos (1/24) ou 41,66 milésimos, em peso de ouro contido numa liga.
O ouro de 24 quilates (24 K), isto é de mil milésimos (1000/1000) é o ouro puro, identificado no mercado joalheiro através da expressão ?ouro mil? ou ?ouro fino? que na prática tem uma pureza mínima de 995/1000.
Para saber qual a porcentagem do ouro está contida em uma determinada liga, os americanos convencionaram determinar esta porcentagem através da quilatagem do metal (karat), simbolizada pela letra K.
Desta maneira, convencionou-se que o ouro 24K, considerado 100% puro, equivale a 999 pontos de ouro (escala européia).

Já o ouro 18K (o mais usado pelas joalherias brasileiras) tem pureza de 75% do metal, ou seja, 750 pontos e 25% de liga, enquanto o ouro 14K é 58%, equivalendo a 585 pontos.


Limpeza e conservação das jóias de ouro

Em jóias de ouro você pode usar álcool para dissolver alguma sujeira mais persistente, embora a maior parte das sujeirinhas saiam com água e sabão e uma escovinha delicada, tem que ser bem delicada para não riscar o ouro. Depois de limpa basta passar um paninho que não solte pelos para dar de volta o brilho às jóias.

Correntes de ouro ou prata ficam brilhantes quando deixadas de molho por alguns minutos em mistura de água com bicarbonato de sódio e depois enxaguadas em água pura.


Precaução

  • Ao lavar as mãos, retire os anéis e prenda-os nos lábios, para evitar que sejam esquecidos no banheiro. Além disso, o sabonete embaça as jóias com o passar do tempo.
  • Na confecção de uma jóia em ouro é utilizado um ácido que pode ficar retido na porosidade natural do metal, os resíduos desse ácido podem, com o tempo, provocar o escurecimento do metal. Para limpeza utilize uma solução de água morna, sabão de coco diluído e um pouco de amoníaco (à venda em farmácias). Mergulhe a peça por alguns minutos, enxague, seque com pano macio.
  • Evite o contato com produtos químicos; perfumes, cosméticos, cloro de piscina, produtos de limpeza.
  • Não é aconselhável tomar banho com peças de ouro. O sabonete deixa uma fina película sobre a superfície dando-lhe a aparência opaca.
  • O mercúrio é altamente prejudicial ao ouro. Dependendo da área de contato a recuperação não é possível. Cuidado quando usar o termômetro!!!
  • É aconselhável guardar as jóias embrulhadas ou embaladas individualmente para que não se risquem.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário