segunda-feira, 9 de maio de 2011

PEDRA DO MÊS DE MAIO - ESMERALDA

 

Esmeralda é gema mais nobre do grupo do mineral berilo.
É altamente apreciada como gema e a mais valiosa do mundo, perdendo algum desse valor freqüentemente devido às inclusões que ocorrem em todas as esmeraldas, porém são essas inclusões que podem determinar se a gema é verdadeira.
De cor verde claro a muito escuro, verde azulado muito forte e com transparência que vai de transparente à translúcido, sua lapidação pode ser encontrada em degraus, no formato de um retângulo com os cantos vivos cortados, conhecida como lapidação esmeralda, valorizando o tom verde como se estivesse emoldurando a cor.
Símbolo da gentileza, a Esmeralda é conhecida há mais de 5000 anos e, para os povos antigos foi o símbolo da imortalidade e da fé, e também representava a inconstância do amor, devido às mudanças de sua cor.
Vem de longe o fascínio que as esmeraldas exercem sobre pessoas sensíveis e apaixonadas. Admirada há mais de quatro mil anos por diferentes povos em todo o mundo, a gema tem fama de avivar a inteligência e o coração, além de ser vista até hoje como guardiã do amor: diz a lenda que as esmeraldas perderiam a cor se um dos parceiros fosse infiel.
Os povos medievais acreditavam que a esmeralda trazia felicidade no amor e harmonia doméstica, acreditava-se também que a esmeralda assegurava as mulheres trazendo proteção durante o parto.
A limpeza da esmeralda só deve ser feita por um joalheiro especializado e nunca por processos caseiros, a amônia contida no detergente pode penetrar nas cavidades naturais da gema e podem dilatar-se com o claro, trincando a pedra. É extremamente sensível a pancadas fortes, riscos e mudanças de temperatura repentinas.
Seus poderes terapêuticos começam pela cor verde, que possui propriedades calmantes e é apontada entre todas as cores como a que mais sensibiliza o olhar.
É a pedra que representa o 10º ano de bodas, está relacionada com a profissão de Auxiliar de enfermagem, Biomédica, entre outras, e representa os signos de Touro e outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário